Como fazer e os principais benefícios da meditação

Você sabia que meditar ajuda a diminuir erros cometidos no dia a dia? A rotina de trabalho, por exemplo, pode se tornar muito melhor. Essa é só uma das vantagens. Mas, afinal, como fazer meditação? 

É exatamente isso o que você vai descobrir por aqui! 

Nós preparamos este conteúdo para explicar: desde o que é meditação, até as recomendações para exercitá-la. 

Vale a pena conferir, porque as vantagens da meditação têm longo prazo. 

Então, continue a leitura e dê o primeiro passo a favor da sua saúde mental e bem-estar!

Os tópicos abordados serão, especificamente, os seguintes: 

  • o que é a meditação? 
  • tipos de meditação que existem;
  • e quais os seus principais benefícios? 
  • como fazer meditação? Veja dicas para começar
  • conclusão. 

Aproveite!

O que é a meditação? 

A meditação é uma prática mental de origem chinesa. Já o objetivo dela é fazer a mente relaxar e ter mais foco no presente

O poder de meditar é tão grande que, por vezes, o hábito é indicado para quem tem depressão e ansiedade — por exemplo. 

E olha só: você, talvez, só esteja conhecendo a meditação agora, mas ela existe há muito tempo.  

A prática tem origem na ancestralidade chinesa. Tanto que é bem conhecida a figura de Buda sentado, meditando. 

Na atualidade, é possível encontrar figuras famosas falando sobre o assunto. A Monja Cohen, por exemplo, fala que só conseguiu se ouvir, de verdade, com a meditação

Mas, não pense que, para  saber como fazer meditação, é preciso ser um Buda ou um monge. 

Meditar é algo extremamente democrático, todo mundo pode fazer, e sem precisar de muitos recursos para isso! 

meditação

Tipos de meditação que existem

A meditação, além de tudo, se divide em alguns tipos. Conhecer essas variações é importante, para que você faça experimentações. 

A partir disso, consiga encontrar qual o melhor tipo de meditação para o seu caso. 

Confira as principais opções: 

Meditação Zazen 

A meditação Zazen tem sua origem no budismo. O objetivo dela é fazer com que as pessoas consigam ter noção de suas percepções e, consequentemente, de suas emoções. 

Já para chegar a esse ponto de consciência, é preciso focar na respiração. Mas, não com o objetivo de controlá-la, a intenção é a de apenas prestar atenção. 

Além disso, para praticar a Zazen, você deve sentar-se com a coluna ereta e ficar com os olhos entreabertos. 

Meditação com Mantras

Diferente de outros tipos de meditação — em que você precisa ficar em silêncio — a meditação com mantras é focada em falas positivas. 

Sendo assim, para praticar essa meditação hinduísta, basta encontrar uma posição confortável. Em seguida, comece a repetir um mantra. 

Alguns dos mantras mais conhecidos são os seguintes: 

  • Asa To Ma;
  • Gayatri mantra;
  • Om namah Shivaya.

Meditação Raja Yoga 

A Raja Yoga é uma meditação feita por meio de exercícios respiratórios. 

É possível fazer o exercício em posições próprias do Yoga ou em qualquer outra posição (que você se sinta confortável). 

Por meio da respiração, acontece a consciência e o controle dos sentidos. Daí, então, o praticante consegue alcançar a plenitude. 

Outra informação importante: os praticantes da Raja Yoga seguem os princípios de: não matar, não mentir, não roubar e não cobiçar.

E quais os seus principais benefícios? 

A meditação proporciona muitos benefícios a todos os praticantes. Os pontos positivos são os seguintes: 

  • autoconhecimento;
  • alívio do estresse;
  • diminuição da ansiedade;
  • autocontrole;
  • aumento da concentração (o que ajuda a diminuir erros comuns do dia a dia);
  • alívio de dores corporais;
  • aumento da disposição física e mental;
  • melhora da memória;
  • promoção de bem-estar e mais qualidade de vida.

Como fazer meditação? Veja dicas para começar 

Mas, afinal, como fazer meditação? Como dito, não é preciso de muita coisa para exercer a prática ancestral. A questão é mais voltada à organização mesmo. 

Vamos lá!

Meditação demanda foco e concentração. Sendo assim, primeiramente, escolha um lugar calmo, tranquilo e silencioso. 

Aquele canto em que você não será interrompido. Pode ser o quarto, a sala, a varanda, enfim. O mais importante é esse local ser tranquilo e silencioso. 

Foque na sua respiração

A respiração não é o foco de todo o tipo de meditação, como vimos. Mas, para quem está começando a prática, vale essa dica. 

Se conectar com o inspirar e expirar pode ser mais fácil, se comparado com o foco em emoções e sentimentos. 

Respire fundo e devagar (na inspiração, estufe a barriga; e na expiração, esvazie-a). 

Escolha uma posição confortável

Impossível falar sobre como fazer meditação sem citar a importância de uma posição confortável. 

É comum ver algumas figuras, como Buda, meditando sentado no chão. Se você preferir, sua prática pode ser assim. 

Mas, nada te impede de meditar sentado em uma cadeira ou no sofá. Também dá para ficar deitado na cama. 

Desde que você esteja bem acomodado, tudo bem… Defina o lugar e posição que preferir! 

Crie uma rotina 

É importante que a meditação seja feita com frequência. Para isso, vale a pena adotar uma rotina. 

Encontre um espaço na sua agenda, para que você possa meditar — pode ser no horário de almoço, antes ou após o trabalho — desde que haja um lugar confortável e silencioso. 

A repetição leva à criação do hábito, pode ter certeza disso! 

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benefícios da meditação

Conclusão 

Neste conteúdo, você pôde saber bastante sobre como fazer meditação. 

Vale lembrar que essa é uma prática oriental e comum desde a ancestralidade. Além disso, existem diferentes tipos de meditação. 

Fique à vontade para escolher a que melhor e adapta ao seu jeito!

O mais importante, mesmo, é praticar e, então, desfrutar dos benefícios da meditação. Alguns deles são: 

  • alívio do estresse e da ansiedade;
  • aumento de foco e concentração;
  • melhora da sensação de bem-estar;
  • entre outros. 

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